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Olá Doutor e Doutora, tudo bem?

Seja muito bem-vindo ao meu Blog.

Meu nome é Pedro Soares, sou consultor de marketing digital, e ajudo profissionais liberais a atrair mais clientes pela internet.

Nesse artigo eu vou compartilhar com você um dos meus cases de sucesso favorito.

Você vai conhecer a história de Como uma Clínica de Fisioterapia conseguiu atrair novos pacientes pelo Google e aumentar 30% do Faturamento, sem gastar dinheiro com anúncios online.

A estratégia digital que usei para esse cliente é conhecida na internet como Marketing de Busca e tem o objetivo de encontrar novas oportunidades de negócios para uma empresa.

O QUE É O MARKETING DE BUSCA?

Sabe quando você acessa o Google pelo computador/celular, pesquisa por uma informação ou solução, e depois clica em um dos resultados que apareceu na sua tela?

Provavelmente você já passou por esse processo inúmeras vezes no seu dia.

No marketing de busca o desafio é descobrir o que as pessoas estão pesquisando sobre o seu produto/serviço, como elas buscam por essa informação e quais são as palavras-chave mais utilizadas.

Após isso, desenvolver uma estratégia de posicionamento de conteúdo para essas pesquisas.

Geralmente, o marketing de busca traz resultados no médio a longo prazo, e depende de uma soma de ações de crescimento orgânico (sem pagar por anúncios) para alcançar bons números.

Esse case de sucesso começou a atrair resultados a partir do 4º mês de implantação da estratégia e após 12 meses gerou um aumento de 30% no faturamento mensal da Clínica de Fisioterapia.

Um ponto importante e que vale destaque na nossa conversa é que tudo foi construído seguindo as normas do código de ética da Fisioterapia (Resolução nº 424, de 08 de Julho de 2013).

ESTUDO DE CASO – CLÍNICA DE FISIOTERAPIA

Qual era a realidade antes do desenvolvimento da estratégia de Marketing de busca para a Clínica de Fisioterapia?

A cliente publicava conteúdos no Facebook para atrair novos pacientes e também contava com a indicação de novos clientes.

Como a Fisioterapeuta não tinha tempo disponível para ficar criando conteúdo para o Facebook e as indicações de clientes também não ocorriam com certa frequência, a única solução era construir um “sistema online” para atrair novos pacientes de forma automática.

Vou separar em 4 etapas para você entender melhor como funciona esse processo:

Etapa 1 – Criar um site

Como a essência do Marketing de Busca é construir um posicionamento online para as principais palavras-chave pesquisadas no Google para o seu negócio, o site é o seu ponto de referência na internet.

Etapa 2 – Mapear as oportunidades

Mais do que fazer um levantamento de como as pessoas estão pesquisando pelo seu serviço no Google, o mapeamento de oportunidades serve para entender qual é o comportamento do público-alvo em cada fase do processo de compra.

Etapa 3 – Analisar os concorrentes

Avaliar o nível da estratégia de posicionamento dos 10 primeiros sites (concorrentes) para cada nova oportunidade de negócio através do Marketing de busca.

Etapa 4 – Desenvolver a estratégia

Após concluir as etapas anteriores, chega a hora de implantar a estratégia para atrair novos pacientes para a Clínica de Fisioterapia.

Como a última etapa é um assunto mais técnico, que envolve a programação de sites, não vou entrar em detalhes nesse artigo.

O mais importante que você precisa saber é que o Marketing de Busca funciona, prova do que estou falando são as imagens abaixo referente a esse caso de sucesso.

Site da clínica de fisioterapia em atibaiaPágina inicial do site da Clínica de Fisioterapia.

Como aparece no Google o site da Clínica de Fisioterapia

Posicionamento do site nas pesquisas no Google.

Acessos ao site da Clínica de Fisioterapia em Atibaia

Volume de visitas no site após 6 meses

Como os clientes descobrem a existência da Clínica de Fisioterapia em Atibaia

95.8% das pessoas encontram a Clínica de Fisioterapia através da pesquisa pelo serviço.

Quer conhecer o site do cliente ao vivo e a cores?

Acesse aqui: Clínica de Fisioterapia em Atibaia

Depoimentos da Fisioterapeuta (na íntegra) sobre a trabalho desenvolvido:

“Olá, meu nome é Bruna Agostini, sou fisioterapeuta, tenho 28 anos. Sou formada a 6 anos e exerço minha profissão com prazer e satisfação.

Desde formada sou profissional liberal, trabalhei por períodos pequenos em outras clínicas então aprendi a gerenciar meu próprio negócio com as experiências do dia-a-dia e buscando informação pela internet através do Senai, que me ajudou bastante.

Porém, a maior parte do tempo estou atendendo os meus pacientes e não me sobra tempo para fazer a gestão ideal da minha clínica. O clientes me procuravam ao verem meus conteúdos no Facebook que até então era minha única ferramenta para divulgação e por indicação dos meus pacientes.

Já vinha observando há um tempo que precisava diversificar meu meio de divulgação, quando o Pedro conversou comigo sobre marketing digital e abriu minha mente para várias coisas que até então eu não enxergava ou algumas que eu até já havia pensado sobre, porém achava que seria muito difícil ou de alto valor de investimento e eu não teria condições para isso.

Iniciamos o marketing de busca. Coloquei minha empresa no Google para que as pessoas da minha região pudessem me encontrar com mais facilidade e o resultado foi instantâneo. Esse trabalho diversificou inclusive o público que eu atendo e abrindo outras portas para mim.” (Fisioterapeuta Bruna Agostini)

Antes de publicar esse artigo aqui no Blog, eu conversei com Dra. Bruna Agostini pelo WhastsApp e perguntei se o Google ajudou muito ou pouco no resultados da Clínica em 2017.

Veja o que ela me disse nessa imagem abaixo:

Depoimento da Fisioterapeuta Bruna Agostini

COMO ALCANÇAR ESSE RESULTADO PARA MINHA CLÍNICA?

Geralmente essa é a pergunta que eu mais recebo dos profissionais liberais que conhecem esse case de sucesso.

Antes de investir nessa estratégia, é importante compreender que o resultado também é gerado através de uma soma de fatores positivos que estão inseridos no cenário atual da sua empresa.

Os principais fatores que eu gosto de analisar para verificar o potencial de resultado da estratégia são:

  1. Volume de pesquisas locais para o serviço do cliente
  2. Nível de dificuldade para superar os concorrentes locais nas pesquisas

Como as clínicas de Fisioterapia são um negócio local, ou seja, buscam atender a demanda de uma cidade ou região, a análise que fazemos é elaborada com base nessa realidade.

Na maioria dos casos o potencial de crescimento para essas empresas é positivo, uma vez que são poucas as Clínicas de Fisioterapia que tem uma estratégia de posicionamento desenvolvida para o Marketing de Busca.

Se você está em busca de uma solução para atrair pacientes no médio a longo prazo para a sua clínica, essa é uma boa alternativa.

MARKETING DE BUSCA PARA FISIOTERAPEUTAS, MÉDICOS E DENTISTAS

Quer ter uma ajuda profissional para desenvolver a mesma estratégia construída para essa Clínica de Fisioterapia? Criei uma oferta especial para Fisioterapeutas, Médicos e Dentistas que precisam atrair novos pacientes todos os meses.

COMO FUNCIONA?

Passo 1: Vou criar um site/blog para você, pode ser com o seu nome ou no nome da sua clínica/consultório.

(Se você já tem um site/blog, não tem problema! Vou fazer um diagnóstico para identificar possíveis melhorias na forma como você está comunicando a sua especialidade) 

Passo 2: Vou identificar como as pessoas estão pesquisando sobre o seu serviço na sua cidade e/ou região.

Passo 3: Vou criar uma estratégia para construir e/ou melhorar o posicionamento do seu nome no Google.

Passo 4: Vou executar o plano de ação para você começar a gerar os primeiros resultados.

Se você deseja ter um “vendedor online” trabalhando para atrair novos pacientes pela internet, converse comigo pelo WhatsApp para mais informações.

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Ficarei muito feliz com a sua ajuda. 🙂

 

Até a próxima!

Pedro Soares

Estrategista de Marketing Digital