Você é empresário (a) do segmento de roupas, sapatos, jóias, bijuterias, entre outros e quer saber como aumentar as vendas de uma loja com a ajuda da internet, encontrar o seu público alvo e gerar melhores resultados para o seu negócio? Confira o conteúdo deste artigo.

Antes de falarmos sobre como você pode aumentar as vendas da sua loja utilizando a internet, é importante saber que o conteúdo deste artigo foi desenvolvido com o objetivo de apresentar uma solução já testada e com oportunidades de negócio aos empresários que possuem um Site/Blog ou Loja Virtual em sua empresa e desejam atrair novos contatos por meio de estratégias de marketing digital.

Se você faz parte deste grupo de pessoas, garanto que você está no lugar certo!

Como aumentar as vendas de uma loja

O primeiro passo para você aprender como aumentar as vendas da sua loja com a ajuda da internet é saber se você tem presença online. Para isso, é necessário responder a quatro perguntas básicas sobre como está estruturada digitalmente a empresa que você comanda e é aqui que muitas vezes encontramos o primeiro problema, não ser encontrado pelas pessoas quando estas estão buscando pela solução (produto) que a sua loja oferece.

  1. Se realizar uma consulta no Google sobre um produto que você vende, vou encontrar a sua loja?
  2. Se realizar uma pesquisa no Google sobre um produto que você vende, vou encontrar algum tipo de conteúdo (texto, vídeo, áudio) produzido por sua loja?
  3. Se uma pessoa estiver nas redes sociais, conversando com os amigos, ela será impactada com conteúdo interessante compartilhado por sua loja?
  4. Você tem uma base com e-mails das pessoas que já compraram um produto seu ou despertaram o interesse de comprar na sua loja?

Se ao responder estas perguntas suas respostas foram de maioria negativa, ou seja, você não possui os 4 elementos posso dizer com convicção que encontramos um problema comum e que necessita da sua atenção.

Basicamente, o que você precisa fazer é construir o alicerce (presença digital) da sua marca na internet.

Saiba como construir uma presença digital para seu negócio aqui.

Talvez você esteja se questionando do “porque deve seguir esse caminho?” e a resposta é muito, muito simples… vou apresentar a seguir para você.

ideias-marketing-de-busca

Como aumentar as vendas de uma loja de roupas

No mercado fora da internet (off-line) você precisa de um espaço físico para expor seus produtos e receber as pessoas que possuem interesse em compra-los, correto?

Na internet não é muito diferente, a porta do seu espaço digital precisa estar aberta (visível) ao seu público. O principal diferencial é poder atrair as pessoas certas, que diariamente estão buscando uma solução para atender um desejo ou resolver um problema do dia-a-dia.

Para que compreenda melhor o meu conteúdo abaixo, vou citar como exemplo uma loja de roupas masculinas e femininas da cidade de Campinas/SP, onde um dos produtos vendidos é calça jeans.

Vamos lá!

Como descobrir o que o público alvo está buscando no Google

Ao buscar por ideias para traçar uma estratégia de vendas online para o produto na cidade de Campinas/SP, o planejador de palavras-chaves do Google nos apresenta que há uma média mensal de 590 buscas por calça jeans.

pesquisa calça jeans campinas

Neste momento é necessário que você faça uma breve análise sobre esse dado compartilhado. Eu procuro responder a pergunta a seguir para direcionar uma estratégia de resultado.

Pergunta: O usuário que pesquisa por calça jeans no Google possui intenção clara de comprar o produto?

Isso mesmo, não é possível identificar qual é a intenção da busca quando o usuário faz esse tipo de consulta online. Desta forma, essa pesquisa é considerada genérica, ou seja, a pessoa pode estar em busca de inúmeras informações complementares além da compra do produto calça jeans, como exemplo:

  • Como lavar uma calça jeans
  • Como fabricar uma calça jeans
  • Modelos de calça jeans
  • Onde vender calça jeans

Sendo assim, se faz necessário segmentar a estratégia e extrair mais detalhes do comportamento do público alvo, afim de encontrar pesquisas mais qualificadas e que vão gerar um resultado melhor para a empresa.

Como identificar e segmentar as informações de busca do público alvo

Podemos realizar uma segmentação (muito) básica de público para o produto calça jeans e verificar como está a busca dentro de cada grupo de pessoas.

  1. calça jeans femininacalça jeans feminina
  2. calça jeans masculinacalça jeans masculina

Veja que o volume de pesquisa da primeira consulta para esta segunda reduziu mais de 50% e o motivo é porque agora qualificamos mais a forma como a pessoa pode pesquisar pela informação.

Ainda assim, não é o suficiente para que seja definido uma boa estratégia de marketing digital de resultado para a venda de “calça jeans feminina” e “calça jeans masculina”.

Você concorda que (geralmente) o foco principal do empresário é vender mais os seus produtos, aumentar a margem de lucro sobre eles e consequentemente o faturamento da empresa?

Bom… Um dos pontos mais importantes dentro do processo de vendas online é possuir uma estratégia capaz de atrair pessoas qualificadas (Leads) que estejam prontos para realizar a ação desejada comprar a solução oferecida.

Seguindo essa linha de raciocínio, que tipo de pessoas é mais importante atrair com a estratégia:

  1. Pessoas consultando por “calça jeans” com um volume de 590 buscas?
  2. Pessoas consultando por “comprar calça jeans preta feminina” com um volume de 10 buscas?

comprar calça jeans preta feminina

É provável que você questione sobre o baixo número de consultas para “comprar calça jeans preta feminina” e por isso dê preferência para a primeira opção.

Mas, o foco principal de uma boa estratégia é gerar resultado e a segunda opção deixa mais claro que o desejo do lead qualificado (usuário) é comprar o produto.

Veja que é possível encontrar buscas qualificadas que complementam o cenário de oportunidades desta loja na cidade de Campinas/SP.

ideias para comprar calça jeans

Essa estratégia está diretamente relacionada com o desenvolvimento da presença online da empresa e esse mesmo método pode ser aplicado em diferentes negócios e segmentos de mercado, como por exemplo:

  • loja de virtual
  • loja de móveis
  • loja de conveniência
  • loja de calçados
  • loja de brinquedos

Veja que até agora analisei apenas um produto específico (calça jeans), isso mostra que para uma loja de produtos físicos há diversas formas de qualificar o interesse do público alvo e posicionar a empresa para buscas relevantes com a ajuda da internet.

consumidor-conteúdo

Como aumentar as vendas de uma loja fazendo marketing de conteúdo

Conteúdo é a principal estratégia em vendas online. É por ele que você direciona sua comunicação e segmenta o seu público-alvo. Você pode comunicar por meio de artigos, vídeos, imagens e áudios.

Você pode imaginar quantos dos seus concorrentes estão produzindo algum tipo de conteúdo que possui relação direta aos produtos que vendem? Faça uma análise objetiva, uma busca rápida por esse tipo de informação no site do seu concorrente.

Se você não encontrar um Blog no site, posso dizer com precisão que você tem a chance de sair na frente da sua concorrência. Mas, caso encontre algum tipo de conteúdo produzido por ele, também posso afirmar que você está ficando para trás.

Buscando por ideias de conteúdo para a loja de roupas de Campinas/SP, identifiquei que há consultas no Google para o produto calça jeans cintura alta como terceira sugestão.

ideias de conteúdo para calça jeans

Se a loja vende esse produto e quer aumentar a procura por ele em seu estabelecimento, é fortemente recomendado a criação de algum tipo de conteúdo que possa levar o usuário a gerar um relacionamento com a marca.

Para encontrar um conteúdo que realize essa “ponte” não é impossível, o próprio Google pode ajudar. No exemplo abaixo é possível identificar que existem pessoas procurando saber como usar uma calça jeans cintura alta.

calça jeans cintura alta como usar

Acredito que você não encontrará muitos empresário praticando um marketing de conteúdo eficiente e com o objetivo de criar oportunidades para o negócio.

Se produzir conteúdo para o seu público ainda não faz parte da rotina da sua empresa, não perca tempo!

otimização-seo

Como aumentar as vendas de uma loja virtual com o Google

Sabemos que além da baixa presença online das marcas, muitos empresários ficam frustrados diariamente porque não estão com sua plataforma digital otimizada e preparada para atrair visitantes qualificados e prontos para comprar os seus produtos.

Dentro de um conjunto de ações necessárias para gerar resultado, a otimização é fator importante no desenvolvimento da estrutura que sustentará a presença online da sua empresa.

Através de técnicas de otimização SEO (Search Engine Optimization) é possível posicionar o website de uma empresa dentro dos mecanismos de buscas (Google, Yahoo e Bing) para que seja encontrado pelo público ideal, quando este estiver realizando uma consulta qualificada na internet.

No exemplo da loja de roupas em Campinas/SP, o trabalho de otimização SEO pode ajudá-la no posicionamento de conteúdos de valor e gerar tráfego orgânico (visitantes qualificados) para o site da empresa por meio das buscas:

  • “comprar calça jeans preta feminina” em campinas
  • “como comprar calça jeans” em campinas
  • “melhor lugar para comprar calça jeans” em campinas
  • “onde comprar calça jeans masculina” em campinas

Em alguns casos, um simples ajuste na estratégia online é capaz de colocar a empresa no caminho certo novamente.

Como mencionado no início deste artigo, este é um caminho válido e garantido. É bem provável que em sua região a concorrência deva ser pequena, principalmente quando analisamos um mercado local e específico (cidade e bairro). Digo isso por saber que poucas lojas locais aplicam esse tipo de estratégia.

Se você desejar aplicar esse modelo para aumentar as vendas da sua loja, você pode fazer parte do meu programa de consultoria de vendas online, onde eu e minha equipe vamos elaborar e criar o passo a passo desta estratégia, aplicar na sua loja e atrair os primeiros resultados usando a internet.

Consultoria de Vendas Online

Possui alguma dúvida sobre este assunto?

Deixe seu comentário abaixo que eu pessoalmente irei responder para você. 🙂

Um grande abraço e até a próxima.