Olá, tudo bem? Eu sou Pedro Soares, especialista em vendas online e neste artigo vou falar sobre como criar uma presença online em 4 passos simples que você pode colocar em prática ainda hoje em sua empresa.

Desenvolver a Presença Online é fundamental para qualquer empresa que deseja aumentar seus resultados com a ajuda da internet, seja para obter mais tráfego, engajamento ou conversão. Mas não pense que estar presente online é ter um site na internet ou uma página nas redes sociais, isso é o mínimo que você precisa.

Preste muita atenção no que vou compartilhar com você abaixo, tenho a certeza que irá ajudar muito o seu negócio. Bom…em primeiro lugar você terá que começar a pensar de uma forma estratégica e ter foco no que realmente pode trazer os resultados para seu negócio.

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Passo 1- Ter um Blog

Não cometa o erro de criar um Blog para ser o mais lindo do mundo, isso não será importante…pode confiar. O que você precisará é ter um Blog simples com boa usabilidade para o público, a única “preocupação”  é não dificultar a navegação do visitante.

Este é um modelo de Blog que demanda menos tempo e menos dinheiro e, na maioria da vezes, é possível colocá-lo “no ar” em até 7 dias. Desta forma, você tem a oportunidade de esperar menos tempo para obter resultados.

Mas, não se anime em imaginar que apenas ter um Blog é a solução para aumentar os números da sua empresa. Muitos negócios na internet possuem um Blog, porém somente uma pequena porcentagem é que utiliza de uma forma estratégica, transformando o simples num Blog de Negócios.

Veja 3 Dicas para Vender Qualquer Coisa pela Internet

Ao criar o seu Blog, recomendo utilizar a plataforma WordPress porque possui grande capacidade de otimização e distribuição do conteúdo na internet.

Veja nos próximos passos o que fazer para que tenha um Blog de Negócios.

criar conteúdo

Passo 2- Produzir Conteúdos

Uma frase muito conhecida no marketing digital é “Conteúdo é o Rei”. Mas qual é o seu significado? De forma objetiva, produzir conteúdo é uma estratégia eficaz na comunicação do marketing online.

O novo marketing (inbound marketing) possui como principio o compartilhamento e a criação de conteúdos de qualidade para um público específico. O objetivo é atrair as pessoas por meio de um conteúdo que desperte o seu interesse.

Por exemplo, uma loja de roupas pode oferecer dicas de moda para um público feminino criando conteúdos sobre “como combinar roupas femininas com botas” ou “como usar lenço no pescoço”. Você pode ser dono de uma agência de turismo e oferecer dicas sobre “Como viajar para Europa gastando pouco” ou “10 dicas de pontos turísticos em Maceió”.

Com a ajuda dos conteúdos, um Blog de Negócios pode ajudar a vender mais botas e lenços de uma loja de roupas ou pacotes de viagens para a Europa e Maceió de um agência de turismo.

Agora, imagine ter um aumento em suas vendas, proporcionado por um conteúdo exclusivo para um grupo de pessoas que desejam engajar mais com você/com sua marca?…Saiba que essa é uma das táticas de vendas online obrigatória em todo Blog de Negócios. Confira no próximo passo mais detalhes sobre essa estratégia.

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Passo 3- Criar uma Lista de E-mail

Construir uma lista de e-mail com o Blog é investir em ativo e no relacionamento com o seu público. E são muitas as vantagens na construção de uma lista de contatos, como o envio de novos conteúdos, envio de ofertas exclusivas e a oportunidade de fortalecer o relacionamento com o público e gerar vendas recorrentes.

Ao construir a sua lista de e-mail recomendo um equilíbrio no envio de conteúdo e ofertas. Caso haja um envio exagerado de oferta e pouco relacionamento (conteúdo gratuito e exclusivo) há grande possibilidade de não gerar resultados para o seu negócio, além do risco de ser conhecido pelo seu público com um gerador de SPAM.

E, definitivamente, esse não é o objetivo com a estratégia do Blog de Negócios.

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Passo 4- Usar as Redes Sociais

Como havia mencionado no começo deste artigo, ter uma página nas redes sociais é o mínimo que você precisa. Mas será que está utilizando estrategicamente suas mídias?… As redes sociais são mais um canal de comunicação para o seu negócio, através delas é possível gerar mais relacionamento com o seu público e enviar mais tráfego para o Blog com o compartilhamento de novos conteúdos.

Vamos recapitular quais são os passos para criar um presença online:

1- Construir um Blog de Negócios.

2- Produzir conteúdo que desperte o interesse do público.

3- Investir na criação de lista de e-mail (ativo).

4- Utilizar as redes sociais como uma fonte de relacionamento e tráfego para o Blog.

Então, você pode colocar esses 4 passos em prática imediatamente.

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