Você gostaria de atrair mais contatos, gerar mais oportunidades de vendas e conseguir aumentar o faturamento da sua empresa em 2017 com a ajuda da internet?

Todos os dias, pequenas e médias empresas iniciam no mundo digital para atingir pelo menos um dos objetivos abaixo:

1- Reduzir custos

2- Atrair mais clientes e vender mais

3- Dobrar o faturamento do negócio

Acontece que a maioria dessas empresas acabam utilizando a mesma “estratégia” para conseguir atrair resultados diferentes.

Albert Einstein já dizia: 

“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”

Muito provável que hoje você também esteja cometendo os mesmos erros que o seu concorrente.

Mas, o que é que essas empresas estão fazendo em comum?

  • Criam uma página no Facebook
  • Fazem publicações sobre os seus produtos/serviços
  • Investem em anúncios no Facebook e no Google
  • Recebem curtidas, comentários, compartilhamentos, visualizações e…

E o mais importante não acontece: Não tem vendas!

Você já viu isso?

Se esse cenário faz parte da sua realidade, muito provável que você está usando a internet da mesma forma que a loja de um shopping usa a sua grande vitrine…

“Você expõe ali as suas soluções e fica esperando a pessoa ter o interesse de comprar o que você está oferecendo”

Com o modelo “vitrine de shopping”, seu objetivo é fazer somente uma divulgação do produto/serviço que oferece. 

Esse é o formato ideal para o “marketing de esperança”, onde não existe metas claras e definidas para atrair um público-alvo, gerar novos contatos e converter em vendas reais.

Um outro problema comum para pequenas e médias empresas é depender exclusivamente de anúncios online para vender.

O que posso dizer para você nesse exato momento é:

Você não precisa ficar dependente dos anúncios no Facebook ou no Google para gerar vendas para a sua empresa com a internet”.

Somente criar anúncios ou impulsionar publicações é um caminho insustentável para a maioria dos novos negócios online, é por isso que se você não aprender do jeito certo, você estará frustrado por gastar muito tempo e dinheiro com ações de pouco ou nenhum resultado.

Se você está sério na decisão de mudar o futuro do seu negócio, agora é o momento de parar de vez o que você está tentando fazer para ter algum resultado e começar a trabalhar com estratégias inteligentes para vender com a ajuda da internet.

O que vou te mostrar a seguir pode ser algo novo para você.

São estratégias poderosas para acelerar os resultados da sua empresa e levar o seu negócio para o próximo nível, onde os seus concorrentes ainda não estão.

Acredito que você quer acelerar os seus resultados, certo?

Então, vamos lá…

Empresas que conseguem reduzir custos, atrair mais clientes e gerar mais oportunidade de vendas com a internet possui processos de vendas online.

O processo de vendas online é o caminho que uma pessoa percorre até comprar o seu produto/serviço e tornar um cliente da sua empresa.

Esse processo é responsável por educar o seu público e atrair clientes qualificados para você.

processo de vendas com a internet

Para isso acontecer da melhor forma possível, é necessário criar estratégias para atrair a atenção das pessoas e depois compartilhar informações de incentivo para o visitante tornar-se um novo lead.

Conquistar a atenção do público não é uma tarefa fácil, principalmente se você não sabe responder as três perguntas abaixo:

1- Quem é o seu público-alvo?

2- Qual problema do público você quer resolver?

3- Qual é a solução para resolver esse problema?

Por isso, antes de realizar qualquer ação online, é muito importante você ter as respostas destas perguntas muito bem claras e definidas na sua mente.

Esses são os primeiros passos que você precisa seguir para desenvolver uma estratégia online inteligente para o seu negócio.

Se você ainda não sabe quais são as necessidades do seu público, não se preocupe, eu vou lhe mostrar como pode usar a internet para criar um mapeamento dos problemas da sua audiência.

Siga em frente!

Como mapear as necessidades do público

A primeira coisa a fazer após definir o público-alvo é descobrir quais são os problemas da sua audiência.

Comece criando um mapeamento sobre o perfil do seu público-alvo e também sobre seu negócio.

Para você ganhar tempo com essa etapa, abaixo disponibilizo gratuitamente o download com o mesmo check-list de perguntas que utilizo para o meu negócio e para os clientes da Unikonsultoria.

>> Baixar check-list para análise de público-alvo e negócio

Depois que você realizar o levantamento dessas primeiras informações, você poderá prosseguir na identificação dos possíveis problemas do seu público.

Nesse etapa, vou lhe mostrar como a internet pode ajudar você a criar um mapeamento de necessidades.

Para isso, vou pedir uma “ajudinha” ao Google, o maior buscador de informações do mundo.

Ele será muito importante para você descobrir os problemas que as pessoas estão enfrentando e entender qual é o comportamento do seu público, o que eles desejam saber.

Você sabia que praticamente todas as pessoas que estão na internet utiliza o Google para encontrar soluções diariamente? É incrível como essa ferramenta de pesquisa pode auxiliar as empresas na construção de uma comunicação mais direcionada.

Olha esse exemplo aqui…

Se um empresário, dono de salão de beleza, deseja criar estratégias para atrair clientes para o seu estabelecimento com a ajuda da internet, o que ele precisa fazer?

Resposta:

Primeiro passo 

Identificar o perfil do público.

Segundo passo

Identificar o problema desse público.

Terceiro passo

Criar uma comunicação direcionada e efetiva.

Na prática é assim:

Abra uma janela do Google, de preferência em modo anônimo (para que o seu histórico de busca não influencie nos resultados) e pesquise sobre “cortes de cabelo feminino para rosto”.

Você irá perceber que o próprio buscador mostrará sugestões relacionadas com essa pesquisa. Essas sugestões são possíveis necessidades do público de um salão de beleza.

Acredito que mulheres que buscam informações na internet sobre “cortes de cabelo feminino para rosto oval” poderá ser um potencial cliente para o nosso salão de beleza.

estratégia de busca cortes de cabelo feminino

Assim como também as pessoas que desejam saber mais sobre “como cuidar de cabelos crespos”.

estratégia de busca cuidar do cabelo

Veja só como ficará o nosso exemplo ao final dessa etapa:

  • Problema: Cortes de cabelo feminino para diferentes modelos de rosto, como cuidar de cabelos x, y e z.
  • Definição do Público-alvo: Maioria mulheres, com idade a partir de 25 anos, que deseja cuidar do seu cabelo para estar sempre linda e atraente.
  • Comunicação direcionada: 07 dicas sobre como cuidar de cabelos loiros e mantê-los sempre fortes e saudáveis.

Após realizar essa etapa, a segunda coisa que você realizará para atrair mais pessoas para a sua empresa é criar conteúdos relevantes e interessantes para o seu público.

Um bom conteúdo pode gerar novos clientes diariamente para a sua empresa.

Esse é o caminho certo para você criar um processo de vendas online a partir de uma comunicação direcionada e específica.

Como criar estratégias para atrair clientes usando conteúdos

Agora que você já sabe como identificar as necessidades do seu público-alvo, o seu próximo passo será elaborar conteúdos com o objetivo de ajudar a sua audiência a solucionar esses problemas.

É nesse momento que você começa a criar uma comunicação direcionada. Não existe uma regra para a construção de bons conteúdos, mas é importante seguir uma lógica. O conteúdo tem a missão de envolver o leitor.

Logo abaixo, eu compartilho com você as 04 etapas que compõem o “esqueleto” para uma boa mensagem. Atualmente estou utilizando essa mesma estrutura nos projetos de vendas online de clientes.

Vamos lá!

É isso o que você precisa fazer para começar a sua produção de conteúdo imediatamente:

1ª Parte: O Gancho

As primeiras palavras do seu conteúdo precisam prender a atenção do visitante e o fazer ter vontade de continuar consumindo suas informações. Comece com perguntas ou promessas e mostre o que ele poderá aprender ao ver o seu conteúdo até o fim.

2ª Parte: O Problema

Fale sobre o problema específico que o público está enfrentando e apresente as consequências. Mostre como as suas informações podem ajudá-lo a evitar esses problemas.

3ª Parte: A Solução

Apresenta a solução específica para o problema específico acima, deixe claro que o seu conteúdo tem o objetivo de resolver essa situação.

4ª Parte: Chamada para Ação

Ao final do seu conteúdo, insira uma chamada reforçando algo que o leitor poderá fazer imediatamente após o consumo das informações.

Vamos ver como isso fica na prática…

Antes de começar a estruturar a mensagem, vou até o Google para identificar um problema do meu público e como posso ajudar ele com a minha expertise.

estratégia de busca quero cortar meu cabelo

  • Qual é o gancho da mensagem?

Fique linda e maravilhosa utilizando o corte de cabelo ideal para o seu formato de rosto.

  • Qual é o problema do público?

As mulheres tem medo de cortar o cabelo e ficar feia por não saber qual é o tipo de corte ideal para o formato do seu rosto.

  • Qual é a causa deste problema?

As pessoas não possuem uma referência para receber dicas e informações sobre os tipos de corte de cabelo para cada formato de rosto.

  • Qual é a solução para este problema?

As mulheres precisam da ajuda de um especialista em cabelos femininos para identificar qual é o melhor corte de cabelo para o seu rosto.

Você poderá desenvolver o seu conteúdo pode ser desenvolvido através de textos, áudios, vídeos e imagens.

Dica: O Facebook tem valorizado muito as publicações em vídeos.

Atualmente, criar vídeos para sua audiência é o preferido na estratégia de conteúdo de muitas empresas, pois esse formato atrai com excelência a atenção dos consumidores online.

Criar conteúdos para o seu público poderá gerar diversos benefícios para você/sua empresa, entre eles estão o reconhecimento como especialista em um assunto específico e a autoridade (referência e confiança).

Por isso, ter uma comunicação direcionada através do marketing de conteúdo é de suma importância para você atrair mais e melhores clientes com a ajuda da internet.

Resumindo:

Você descobriu a partir desse conteúdo que para atrair mais clientes, gerar mais vendas e aumentar o faturamento da sua empresa nos próximos meses, é necessário criar e ter um processo de vendas online ativo e recorrente.

E para esse processo começar a gerar os primeiros resultados, é importante você seguir estes 04 passos:

  • Definir o público-alvo
  • Definir o problema que você quer solucionar
  • Definir a solução para esse problema
  • Definir a comunicação específica
  • Criar conteúdos com o poder de transformar visitantes em clientes

Agora você pode aplicar esse passo a passo imediatamente e começar a gerar novos resultados para o seu negócio em 2017.

Quer receber ajuda de uma equipe de especialista para implantar um processo de vendas online na sua empresa, atrair novos clientes todos os meses com a internet e parar de perder dinheiro com publicidade online? Conheça a nossa consultoria estratégica.