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Olá, tudo bem? Eu me chamo Pedro Soares, e neste artigo, compartilho como 4 passos simples para criar uma presença online ou digital para sua empresa na internet.

Desenvolver a presença online (digital) é fundamental para toda e qualquer empresa que deseja aumentar seus resultados com a ajuda da internet, seja para obter mais tráfego, engajamento e conversão. Mas não pense que a presente online é ter um apenas site na internet ou uma página nas redes sociais, isso é o mínimo que você precisa.

Como construir uma presença online?

Antes de colocar a “mão na massa” e criar a sua presença digital, é importante analisar estrategicamente o seu negócio, o mercado, os concorrentes, os clientes e etc.

As dicas a seguir dão uma visão generalista do que você pode fazer para atuar no digital com mais estratégia.

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Crie presença digital com um Blog de Negócios

Sim! Existe uma grande diferença entre um Blog comum e um Blog de Negócios.

Ambos compartilham conteúdos na internet e atraem visitantes, mas apenas um atua com uma estratégia clara e definida para gerar negócios.

Através de um Blog você pode informar, educar e quebrar todas as objeções do potencial cliente.

Em outras palavras, o conteúdo do Blog ajuda a preparar o cliente para a compra.

Veja 3 Dicas para Vender Qualquer Coisa pela Internet

Ao criar o seu Blog, recomendo utilizar o WordPress, porque ele possui grande capacidade de otimização de site e ajudará a expandir sua presença online.

O próximo passo é sobre criar ou produzir conteúdo.

criar conteúdo

Crie presença digital produzindo conteúdo

Uma frase muito conhecida no marketing digital é “Conteúdo é o Rei”. Mas qual é o seu significado? De forma objetiva, produzir conteúdo é uma estratégia eficaz para atrair mais visitantes, mais oportunidades e mais vendas.

O novo marketing – o inbound marketing – possui como principio o compartilhamento e a criação de conteúdos relevantes para um público específico. O objetivo é atrair as pessoas por meio de um conteúdo que desperte curiosidade, interesse, desejo e ação.

Por exemplo, para aumentar a presença online de uma loja de roupas, ela pode compartilhar dicas de moda com seu público, criando conteúdos sobre “como combinar roupas femininas com botas” ou “como usar lenço no pescoço“. 

Você pode ser dono de uma agência de turismo e oferecer dicas sobre “Como viajar para Europa gastando pouco” ou “10 dicas de pontos turísticos em Maceió“.

Em ambos os casos, o conteúdo ajuda a vender mais, sejam as botas e os lenços de uma loja de roupas ou os pacotes de viagens para a Europa ou Maceió de um agência de turismo.

Você pode compartilhar esse conteúdo através de um texto no Blog, um vídeo no youtube, facebook ou instagram, um post nas redes sociais e muito mais.

Independente do como, é importante saber que o conteúdo é a moeda do século XXI (Rafael Rez)

Agora, imagine ter um aumento em suas vendas, proporcionado por um conteúdo exclusivo para um grupo de pessoas que desejam engajar mais com você/com sua marca?

Saiba que essa é uma das táticas de vendas online obrigatória no mundo dos negócios online.

Confira no próximo passo mais detalhes sobre essa estratégia.

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Criar presença digital com uma lista de e-mail

Construir uma lista de e-mail é investir em ativo e no relacionamento com o seu público.

E são muitas as vantagens na construção de uma lista de contatos, como o envio de novos conteúdos, envio de ofertas exclusivas e a oportunidade de fortalecer o relacionamento com o público e gerar vendas recorrentes.

Ao construir a sua lista de e-mail recomendo um equilíbrio no envio de conteúdo e ofertas. Caso haja um envio exagerado de oferta e pouco relacionamento (conteúdo gratuito e exclusivo), há grande possibilidade de não gerar resultados para o seu negócio, além do risco de ser conhecido pelo seu público com um gerador de SPAM.

E, definitivamente, esse não é o objetivo com da estratégia.

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Crie presença digital com as redes sociais

Como havia mencionado no começo deste artigo, ter uma página nas redes sociais é o mínimo que você precisa.

Como usar estrategicamente suas mídias sociais?

As redes sociais são mais um canal de comunicação para o seu negócio, através delas é possível gerar relacionamento com o seu público e enviar mais tráfego para seu site ou blog de negócios, com o compartilhamento de novos conteúdos.

Hoje em dia, muitas empresas usam o instagram para compartilhar novidades e conteúdos com seus clientes e seguidores através de lives, stories e reels.

Vamos recapitular quais são os passos que você pode construir para ter presença online:

1- Construir um Blog de Negócios.

2- Produzir conteúdo que desperte o interesse do público.

3- Investir na criação de lista de e-mail (ativo).

4- Utilizar as redes sociais como uma fonte de relacionamento e tráfego para seu site ou blog.

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