Google Meu Negócio: GUIA para atrair clientes sem gastar com anúncios!

Caro Empreendedor(a),

No artigo anterior falamos sobre como aparecer no Google e atrair clientes de graça.

Se ainda não leu, recomendamos!

Neste artigo, vamos aprofundar o conhecimento em Google Meu Negócio, ferramenta super importante para negócios locais.

O objetivo principal dessa ferramenta é apresentar a sua empresa para pessoas que entram, todos os dias, na pesquisa Google e no Maps em busca de produtos e serviços na sua região.

Por isso, ter um perfil de empresa no Google Meu Negócio é fundamental para que novas pessoas descubram sua empresa, seus produtos, seus serviços e seus diferenciais.

Se você ainda não tem uma conta no GMN ou se você já tem e não usa estrategicamente, este artigo é para você!

Como cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio

Para cadastrar uma empresa no GMN, você precisa ter um e-mail “@gmail.com”.

O Google não permite o cadastro com outras contas de e-mail, por exemplo Hotmail, Terra, Uol, etc.

Você precisa ter uma conta no Gmail e é isso.

Se você já tem, ótimo.

Se ainda não, pode criar uma acessando diretamente aqui: criar conta gmail.

Guia do Google Meu Negócio

  • Acesse a página de cadastro
  • Coloque seu Login e Senha
  • Encontre sua empresa
  • Criando seu perfil
  • Personalizando seu perfil

Acesse a página de cadastro

Se você ainda não tem um perfil de empresa cadastrado no Google Meu Negócio, essa é a página que você irá ver após acessar o site da ferramenta.

A sua jornada com o GMN começa a partir dela. Para acessá-la, clique aqui.

Coloque seu Login e Senha

No canto superior direito da sua, ao lado do botão “Gerenciar agora” tem a opção de “Fazer login”. Clique nesta opção.

Após clicar em “Fazer login”, aparecerá uma tela para você adicionar seu e-mail (gmail) ou telefone celular.

Faça isso e clique no botão azul “próxima”.

Na próxima tela, você precisará adicionar a sua senha. Esta senha é a mesma utilizada para entrar no seu e-mail do gmail.

Após o Login, você verá a tela para encontrar e gerir sua empresa, caso você não tenha ainda um cadastro do Google Meu Negócio.

Se você já tiver um perfil de empresa criado, a sua experiência será outra.  

Encontre sua empresa no Google

Antes de prosseguir, vamos entender as informações desta tela.

Aqui você tem duas opções para utilizar.

Recomendamos seguir por esse caminho:

  1. Descobrir se já existe um cadastro da sua empresa no GMN
  2. Criar um cadastro do zero para sua empresa no GMN

Para descobrir se a sua empresa já tem um cadastro verificado, informe o nome da sua empresa no espaço em branco que está à direita da lupa.

Conforme você escreve o nome da sua empresa, o Google irá te mostrar sugestões de empresas que já possuem cadastro na rede.

Se você encontrar o cadastro da sua empresa, selecione ele.

Mas se não encontrar, o próprio Google Meu Negócio pedirá para você criar um perfil de empresa.

Para criar o perfil da empresa, clique em “Criar uma empresa com esse nome” ou “Inclua sua empresa no Google” e você verá essa tela aqui:

Criando o Perfil da Empresa no Google Meu Negócio

O cadastro é simples e intuitivo.

No campo “Nome da empresa” você irá informar o nome fantasia da sua empresa.

Em “Categoria da empresa” você irá selecionar a categoria principal do seu negócio.

Após preencher esses dois campos, clique no botão azul “Próxima”.

Importante: Compartilharemos com você o passo a passo para uma empresa de serviços.

No próximo passo, você irá informar se pretende adicionar uma localização que os clientes possam visitar.

Para negócios locais, geralmente, a resposta é SIM.

Se você não recebe clientes na sua empresa, então selecione a opção NÃO.

Depois, clique no botão azul “Avançar”.

Se você respondeu NÃO, seu próximo passo será informar para qual área de cobertura você entrega seus serviços ou produtos.

A dica de ouro aqui é informar todas as áreas possíveis e estratégicas para seu negócio.

Como o próprio Google nos informa: “Isto será apresentado no perfil da empresa e ajudará a atrair clientes relevantes”.

Após adicionar suas áreas, clique no botão azul “Próxima” para continuar o seu cadastro.

Clique aqui para ver o seu próximo passo.

Se você respondeu SIM, informe o endereço local da sua empresa.

A dica para a tela “Qual é o endereço?” é essa aqui:

Selecione o seu País, depois o Estado, a Cidade, o CEP e por último preencha o campo “Endereço” e “Bairro”.

Recomendamos seguir esse caminho para ter uma boa experiência nesta etapa.

Clique no botão azul “Próxima” para avançar.

Agora, você precisa informar se atende o cliente na residência ou no escritório dele.

Se esse é o seu caso, selecione SIM e clique no botão azul “Próxima”.

Se você não faz entregas ou atende na residência e no escritório do clientes, selecione a opção NÃO e depois clique em próxima para avançar.

Caso tenha selecionado NÃO, clique aqui.

Para quem disse SIM, na próxima tela precisará adicionar as áreas que atende e/ou pretende atender.

Para adicionar, escreva o nome da cidade ou região no campo “Pesquise e selecione áreas”.

Dica: adicione todas áreas importantes para seu negócio e também aquelas que são de seu interesse.

Depois clique no botão azul “Próxima” para ir para o próximo passo.

Agora, você precisará informar o telefone para contato e o site do seu negócio.

Ainda não tem um site profissional?

Então selecione a opção “Não tenho um site”.

Atenção: Não recomendamos “Pular” essa tela, porque ela tem uma influência direta na próxima etapa.

Após o preenchimento dos dados para contato, clique no botão azul “Próxima” para continuar.

O próximo passo é escolher um método de verificação do seu cadastro.

Essa etapa é super importante para que o perfil da sua empresa apareça na busca Google e no Google Maps.

O próprio Google deixa claro isso informando o seguinte:

“Para gerenciar e representar essa empresa no Google, você precisa confirmar que é o proprietário dela. Selecione a forma como você quer receber o código de confirmação”.

Para receber o código de confirmação, você tem três opções:

  • Telefone
  • E-mail
  • Outras opções

A alternativa mais rápida e prática é por telefone e existem duas maneiras de fazer isso: ligação ou mensagem de texto (sms).

Recomendamos que faça por mensagem de texto (sms).

Clique no botão azul “Enviar mensagem de texto” para receber seu código de confirmação e avançar para a próxima tela.

Nessa etapa, insira o código recebido por SMS no campo “Inserir código” e depois clique no botão azul “Verificar”.

A próxima tela será essa “Seu código foi aceito”.

Se você não chegou nela, verifique se o código informado está correto.

Clique no botão azul “Próxima” para avançar.

Se você chegou até aqui, parabéns!

A próxima tela é para personalizar seu perfil, nela você irá adicionar informações sobre os seus serviços.

Personalizando seu perfil de empresa

Com base na sua categoria de negócio, o Google irá apresentar algumas sugestões para você selecionar.

Caso queira adicionar um serviço personalizado, clique em “+ Adicionar um serviço personalizado” que está em azul, na parte baixa da sua tela.

Após inserir os seus serviços, clique no botão “Próxima” para avançar.

A próxima personalização é o horário de funcionamento da sua empresa.

Informe o seu horário e depois clique em “Próxima”.

O próximo passo é super importante, se você souber aproveitar essa opção.

Aqui você irá informar se permite que os clientes enviem mensagens para sua empresa gratuitamente pelo Google.

Recomendamos selecionar a opção “Aceitar mensagens”.

Clique em “Próxima” para avançar o processo de personalização do seu perfil.

Agora, você tem a missão de adicionar a descrição da sua empresa.

Dica: Não perca a oportunidade de compartilhar informações relevantes para o cliente. O que seu cliente deseja quando ele busca pelo seu serviço? Qual é a experiência que ele quer ter? O que ele leva em consideração na hora da compra? Pense nisso… 

Após adicionar as informações, clique em “Próxima” para continuar.

Se uma imagem fala mais do que mil palavras, então você tem a missão de compartilhar boas fotos do seu trabalho, produto e etc.

As pessoas compram com os olhos!

A tarefa aqui é mostrar que você é a melhor opção de escolha para o potencial cliente.

Compartilhe suas fotos, mas não faça isso de qualquer jeito, pois elas apareceram na pesquisa Google, no Maps e em outros lugares também.

Clique em “Próxima” para continuar.

Na próxima tela você verá a opção de criar um anúncio com o Google Ads.

Mas este é um GUIA para atrair clientes sem gastar 1 real com anúncios, por tanto, clique em “Pular”.

Se você chegou até aqui e viu a tela abaixo, parabéns mais uma vez!

Você acaba de criar o perfil da sua empresa no Google Meu Negócio.

Clique em “Continuar” para finalizar o processo de criação.

Agora é só aguardar o Google fazer a liberação do seu perfil na rede de pesquisa.

O processo de criação de outros negócios locais como lojas de roupas, restaurantes, hotéis e outros locais, será simples e intuitivo também.

Para cada categoria de negócio, o Google disponibilizará uma experiência personalizada de cadastro.

Se você tiver dificuldades para criar e personalizar o seu perfil, pode entrar em contato com o nosso consultor especialista em Google Meu Negócio.

Como atrair clientes com o Google Meu Negócio

Use o GMN como uma ferramenta estratégica para atrair novos clientes e manter a recorrência dos clientes atuais.

  • Incentive seus clientes a fazerem avaliações da sua empresa no Google.
  • Mantenha o seu perfil sempre atualizado.
  • Responda comentários, mensagens e avaliações.
  • Compartilhe ofertas, novidades e muito mais.

Transforme seu perfil em uma máquina de atrair clientes de graça para sua empresa.

E se precisar de ajuda profissional para fazer isso, entre aqui: Consultor SEO Local!

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