como vender produtos físicos através da internet

Como aumentar as vendas de uma loja com Marketing Digital

Como aumentar as vendas de uma loja com a ajuda da internet?

Como encontrar seu público comprador online e gerar resultados?

Se você tem um loja virtual e precisa melhorar os resultados, esse artigo é para você.

Como aumentar as vendas online

O primeiro passo para aumentar as vendas de uma loja na internet é compreender como está a sua presença digital.

Isso significa, resumidamente, entender onde e como sua loja pode ser encontrada na internet.

Por exemplo:

Sua loja tem um site?

Ele pode ser encontrado no Google?

Quais são as pesquisas que levam tráfego para seu site?

Quais são os canais de comunicação que você utiliza para conversar com seu público?

Essas e outras perguntas são importantes para compreender melhor o que precisa e pode ser melhorado.

Como construir uma presença digital para sua loja online

ideias-marketing-de-busca

Como aumentar as vendas de uma loja virtual de roupas

 

Para que compreenda melhor o conteúdo, vou citar como exemplo uma loja de roupas masculinas e femininas na cidade de Campinas/SP, onde um dos produtos vendidos por eles é a calça jeans.

Ao buscar por ideias para traçar uma estratégia de vendas online para o produto na cidade de Campinas/SP, o planejador de palavras-chaves do Google nos apresenta que há uma média mensal de 590 buscas por calça jeans.

pesquisa calça jeans campinas

Neste momento é necessário que você faça uma breve análise sobre esse dado compartilhado. Eu procuro responder a pergunta a seguir para direcionar uma estratégia de resultado.

Pergunta: O usuário que pesquisa por calça jeans no Google possui intenção clara de comprar o produto?

Isso mesmo, não é possível identificar qual é a intenção da busca quando o usuário faz esse tipo de consulta online. Desta forma, essa pesquisa é considerada genérica, ou seja, a pessoa pode estar em busca de inúmeras informações complementares além da compra do produto calça jeans, como exemplo:

  • Como lavar uma calça jeans
  • Como fabricar uma calça jeans
  • Modelos de calça jeans
  • Onde vender calça jeans

Sendo assim, se faz necessário segmentar a estratégia e extrair mais detalhes do comportamento do público alvo, afim de encontrar pesquisas mais qualificadas e que vão gerar um resultado melhor para a empresa.

Como identificar o público-alvo

Podemos realizar uma segmentação (muito) básica de público para o produto calça jeans e verificar como está a busca dentro de cada grupo de pessoas.

  1. calça jeans femininacalça jeans feminina
  2. calça jeans masculinacalça jeans masculina

Veja que o volume de pesquisa da primeira consulta para esta segunda reduziu mais de 50% e o motivo é porque agora qualificamos mais a forma como a pessoa pode pesquisar pela informação.

Ainda assim, não é o suficiente para que seja definido uma boa estratégia de marketing digital de resultado para a venda de “calça jeans feminina” e “calça jeans masculina”.

Você concorda que (geralmente) o foco principal do empresário é vender mais os seus produtos, aumentar a margem de lucro sobre eles e consequentemente o faturamento da empresa?

Bom… Um dos pontos mais importantes dentro do processo de vendas online é possuir uma estratégia capaz de atrair pessoas qualificadas (Leads) que estejam prontos para realizar a ação desejada comprar a solução oferecida.

Seguindo essa linha de raciocínio, que tipo de pessoas é mais importante atrair com a estratégia:

  1. Pessoas consultando por “calça jeans” com um volume de 590 buscas?
  2. Pessoas consultando por “comprar calça jeans preta feminina” com um volume de 10 buscas?
comprar calça jeans preta feminina

É provável que você questione sobre o baixo número de consultas para “comprar calça jeans preta feminina” e por isso dê preferência para a primeira opção.

Mas, o foco principal de uma boa estratégia é gerar resultado e a segunda opção deixa mais claro que o desejo do lead qualificado (usuário) é comprar o produto.

Veja que é possível encontrar buscas qualificadas que complementam o cenário de oportunidades desta loja na cidade de Campinas/SP.

ideias para comprar calça jeans

Essa estratégia está diretamente relacionada com o desenvolvimento da presença online da empresa e esse mesmo método pode ser aplicado em diferentes negócios e segmentos de mercado, como por exemplo:

  • loja de virtual
  • loja de móveis
  • loja de conveniência
  • loja de calçados
  • loja de brinquedos

Veja que até agora analisei apenas um produto específico (calça jeans), isso mostra que para uma loja de produtos físicos há diversas formas de qualificar o interesse do público alvo e posicionar a empresa para buscas relevantes com a ajuda da internet.

consumidor-conteúdo

Como aumentar as vendas de uma loja com Conteúdo

Conteúdo é a principal estratégia em vendas online. É por ele que você direciona sua comunicação e segmenta o seu público-alvo. Você pode comunicar por meio de artigos, vídeos, imagens e áudios.

Você pode imaginar quantos dos seus concorrentes estão produzindo algum tipo de conteúdo que possui relação direta aos produtos que vendem? Faça uma análise objetiva, uma busca rápida por esse tipo de informação no site do seu concorrente.

Se você não encontrar um Blog no site, posso dizer com precisão que você tem a chance de sair na frente da sua concorrência. Mas, caso encontre algum tipo de conteúdo produzido por ele, também posso afirmar que você está ficando para trás.

Buscando por ideias de conteúdo para a loja de roupas de Campinas/SP, identifiquei que há consultas no Google para o produto calça jeans cintura alta como terceira sugestão.

ideias de conteúdo para calça jeans

Se a loja vende esse produto e quer aumentar a procura por ele em seu estabelecimento, é fortemente recomendado a criação de algum tipo de conteúdo que possa levar o usuário a gerar um relacionamento com a marca.

Para encontrar um conteúdo que realize essa “ponte” não é impossível, o próprio Google pode ajudar. No exemplo abaixo é possível identificar que existem pessoas procurando saber como usar uma calça jeans cintura alta.

calça jeans cintura alta como usar

Acredito que você não encontrará muitos empresário praticando um marketing de conteúdo eficiente e com o objetivo de criar oportunidades para o negócio.

Se produzir conteúdo para o seu público ainda não faz parte da rotina da sua empresa, não perca tempo!

otimização-seo

Como aumentar as vendas de uma loja virtual com SEO

Sabemos que além da baixa presença online das marcas, muitos empresários ficam frustrados diariamente porque não estão com sua plataforma digital otimizada e preparada para atrair visitantes qualificados e prontos para comprar os seus produtos.

Dentro de um conjunto de ações necessárias para gerar resultado, a otimização é fator importante no desenvolvimento da estrutura que sustentará a presença online da sua empresa.

Através de técnicas de otimização SEO (Search Engine Optimization) é possível posicionar o website de uma empresa dentro dos mecanismos de buscas (Google, Yahoo e Bing) para que seja encontrado pelo público ideal, quando este estiver realizando uma consulta qualificada na internet.

No exemplo da loja de roupas em Campinas/SP, o trabalho de otimização SEO pode ajudá-la no posicionamento de conteúdos de valor e gerar tráfego orgânico (visitantes qualificados) para o site da empresa por meio das buscas:

  • “comprar calça jeans preta feminina” em campinas
  • “como comprar calça jeans” em campinas
  • “melhor lugar para comprar calça jeans” em campinas
  • “onde comprar calça jeans masculina” em campinas

Em alguns casos, um simples ajuste na estratégia online é capaz de colocar a empresa no caminho certo novamente.

Como mencionado no início deste artigo, este é um caminho válido e garantido. É bem provável que em sua região a concorrência deva ser pequena, principalmente quando analisamos um mercado local e específico (cidade e bairro). Digo isso por saber que poucas lojas locais aplicam esse tipo de estratégia.

Se você desejar aplicar esse modelo para aumentar as vendas da sua loja, você pode fazer parte do meu programa de consultoria de vendas online, onde eu e minha equipe vamos elaborar e criar o passo a passo desta estratégia, aplicar na sua loja e atrair os primeiros resultados usando a internet.

Deixe seu comentário abaixo que eu pessoalmente irei responder para você. 🙂

Um grande abraço e até a próxima.

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